Arquivo X – Eu Quero Acreditar

Arquivo X: Eu Quero Acreditar estréia nesta sexta-feira, com certeza um dos filmes mais aguardados do ano, e provavelmente é um dos mais aguardados nos últimos cinco anos, pelos eXcers, fãs de Arquivo-X.

Poster clássico que havia no escritório do agente Fox Mulder, que dá título ao segundo filme.

 

Não é a toa que a série ficou nove anos no ar, tem mais de 200 episódios, um filme, diversos Globos de Ouro, Emmys e outros prêmios, enfim uma série que marcou época e influenciou diversas outras séries, mudando a forma de se fazer televisão.

Neste texto pretendo falar um pouco dos oito episódios indicados por Chris Carter como importantes para melhor compreensão do segundo filme. Mas antes queria falar um pouco da minha paixão tardia pela série.

            The X-Files, estreou nos Estados Unidos, eu tinha apenas nove anos, diante disso não tinha a menor noção da existência da série. Porém um dia, quando eu já devia ter uns treze anos, eu vi a chamada na Fox e resolvi assistir, mas ainda não entendia bem alguns acontecimentos então não via todos os episódios. Meu irmão que já assistia comentou comigo os acontecimentos passados e mais ou menos nesse período comeram a reprisar as primeiras temporadas e eu tive o prazer de assistir os episódios que não conhecia.

            E logo no ano seguinte a série lançou o primeiro filme, The X-Files: Fight The Future (Arquivo-X: Resista ao Futuro) e foi a partir daí que eu passei a assistir todos os episódios da série, porém para o meu azar por motivos financeiros cancelei minha tv a cabo. Assim nunca havia visto todas as temporadas de Arquivo X, até recentemente quando acabei fazendo uma maratona da série, ainda assim não vi a última temporada completa, a única que me falta assistir.

            Mas qual não foi meu prazer quando, durante essa maratona, confirmaram que após mais de cinco anos do fim da série, o segundo filme  finalmente ia sair do papel! Depois de um imbróglio com o estúdio que produziu o primeiro filme, Carter seguiu a diante com a idéia e trouxe David Duchovny e Gillian Anderson pros principais papeis de suas carreiras. Detalhe Chris já anunciou inclusive a possibilidade de seguir com a franquia nos cinemas.

            Por fim, queria destacar que tenho fugido de spoilers, logo não faço a menor idéia do que vai acontecer nesse segundo filme, apenas tenho visto os trailers. Assim, sem mais delongas passo a falar dos episódios em questão:

 

Pilot (Piloto) – 01×01

Data de exibição: 10/09/1993 (Estados Unidos); / / (Brasil)

Sinopse: A agente especial Dana Scully é designada para ‘vigiar’ o trabalho de Fox Mulder nos porões do FBI, um trabalho incomum, denominado Arquivo X. O primeiro caso deles é sobre a morte de adolescentes no Oregon.

Minhas impressões: Vi esse episódio anos depois da estréia, já havia visto diversos outros episódios, mas ainda assim me surpreendi com o piloto. Somos apresentados à personalidade dos protagonistas, o que viria a ser o eterno confronto da série. Mulder, o crente, e Scully, a racional. O caso em si, não sei se já planejado por Carter, apresenta um rascunho de muita coisa da série, inclusive parte da trama do primeiro filme, o vírus alienígena, com direito a aparição dos implantes que depois acometeriam a agente Scully com câncer.

Também nesse episódio já ficamos conhecendo o “Canceroso” que marcaria como o principal vilão da série. E a história da abdução da irmã de Mulder, Samantha, que pra mim foi um dos arcos mais interessantes e bem explorados pela série.

Importância para o filme: Especulo que seja algo referente às abduções e morte dos adolescentes, vez que é o sumiço de jovens que aparece nos trailers.

 

 

Beyond The Sea (O Vidente) – 01×13

Data de exibição: 07/01/1994 (Estados Unidos); / / (Brasil)

Sinopse: Scully perde seu pai. Um casal de adolescentes é seqüestrado. Um prisioneiro no corredor da morte, Boggs, alega saber o paradeiro dos jovens através de ondas psíquicas e aparentemente consegue entrar em contato com o espírito do pai da agente Scully.

Minhas impressões: Particularmente esse episódio passa longe dos meus favoritos. Mas pra mim até foi um episódio bom até pela sua temática, mas nada de extraordinário. Porém pros fãs da série que acompanharam na ordem cronológica deve ter sido interessante ver a primeira inversão de papeis, Mulder racional, Scully crente. Destaque para Brad Dourif, como Boggs, atuação sensacional, e para o fim do episódio onde Scully volta a não acreditar no que relatou e Mulder mesmo não presenciando acredita.

Importância para o filme: Talvez consista em algo relacionado à morte do pai de Scully. Mas provavelmente é algo relacionado às ondas psíquicas que Boggs aparentemente captava, vez que o padre que aparece no trailer diz ter visões semelhantes.

 

The Host (O Hospedeiro) – 02×02

Data de Exibição: 23/09/1994 (Estados Unidos). / / (Brasil)

Sinopse: Um tripulante de um navio é morto em circunstâncias incomuns. Mulder é designado para o caso.

Minhas impressões: Mulder estava longe dos Arquivos X, que haviam sido encerrados, porém após uma morte suspeita, o diretor assistente, Skinner, coloca Mulder no caso para averiguar, acontece que o suspeito acaba por ser um verme gigante! Para mim o melhor episódio de monstro da série e um dos melhores feitos até hoje, as ventosas da criatura e toda a conversa sobre a sua possível origem ficaram muito convincentes. Este episódio marca a entrada da nova fonte do Mulder, que viria a ser o Mister X.

Importância para o filme: Não faço a menor idéia, aqui nem ouso especular. Talvez algo relativo à desilusão de Mulder com o FBI, quando ele cogita abandonar seu cargo.

 

Clyde Bruckman’s Final Reponse ( )  – 03×04

Data de Exibição: 13/10/1995 (Estados Unidos); / / (Brasil)

Sinopse: Mulder e Scully investigam a morte de possíveis videntes, mas para tanto a policia busca a ajuda de um famoso, mas improvável, vidente, enquanto Mulder recorre a um vidente verdadeiro, que reluta em aceitar seu dom.

Minhas Impressões: Episódio clássico, um dos melhores da série, a atuação de Peter Boyle, como Clyde, é absurda, a interação dele com Mulder e Scully, o mau humor, o seu dom, tudo rende piadas irônicas maravilhosas, como Clyde ser vendedor de seguro de vida, sendo que tem visões da morte das pessoas. Toda a farsa e caras e bocas do estupendo Yappi são hilárias. Enfim, não foi à toa que foi vencedor do Emmy de roteiro e ator convidado para o Boyle.

Importância para o filme: Tal qual o episódio sobre o Boggs, deve ser algo relacionado à clarividência do padre.

 

Memento Mori (Lembranças Finais) – 04×14

Data de Exibição: 09/02/1997 (Estados Unidos); / / (Brasil)

Sinopse: Mulder e Scully buscam pistas sobre o seu câncer e saem à procura de mulheres que foram abduzidas e também desenvolveram a doença.

Minhas impressões: Ótimo episódio, uma carga dramática elevadíssima, uma das poucas séries que conseguiam me fazer temer realmente pela vida dos protagonistas foi Arquivo X e esse episódio é um ótimo exemplo disso. Aqui se descobre à conexão entre a retirada do implante alienígena e o desenvolvimento do câncer de Scully, temática que foi abordada posteriormente em outros episódios. Mulder cogita fazer um acordo com o canceroso para salvar a vida da colega

Importância para o filme: Mesmo motivo do piloto, esse episódio deve ser importante provavelmente devido aos implantes, abduções e etc. Talvez algo relativo às abduções, com retirada de óvulos para reprodução. Pode ser também algo relacionado à fé de Scully.

 

 

The Post-Modern Prometheus (Prometeu Pós-Moderno) – 05×05

Data de Exibição: 30/11/1997 (Estados Unidos); / / (Brasil)

Sinopse: Mulder e Scully investigam um suposto monstro de duas caras que ataca e engravida mulheres. Episódio que foi filmado em preto e branco pra simular um gibi e simula a temática do Frankenstein.

Minhas impressões: Outro episódio que pra mim está entre os melhores da série, o episódio flerta com os filmes de terror antigos, brinca com os medos das populações rurais e ainda consegue causar medo. Toda a trama do “Mutato” é sensacional, as experiências genéticas, os ‘causos’ do povo da cidade, as pessoas com aparência animal e etc. esta trama pra mim é um clássico. E mais bizarro impossível, até o Jerry Springer deu as caras. Ah, e o final desse episódio é espetacular com o ‘monstro’ no show cantando e dançando.

Importância para o filme: Aqui mais uma vez não faço a menor idéia, até arrisco um chute que tenha a ver com as experiências genéticas (que é a trama central do episódio), mas honestamente não tenho fundamentos para tal.

 

Bad Blood (Vampiros) – 05×12

Data de Exibição: 22/02/1008 (Estados Unidos); / / (Brasil)

Sinopse: Mulder comete o erro de assassinar um garoto com presas, assumindo que o rapaz era um vampiro, porém as presas eram falsas e o agente terá que explicar para Skinner sobre o seu erro.

Minhas Impressões: Se for pelos episódios importantes pro filme, o filme será um filmaço, Bad Blood é pra mim, como pra muitos, o melhor episódio da série. A sátira toma conta logo de inicio quando Mulder crava uma estaca no coração de um garoto com dentes de vampiro, mas acontece dos dentes serem falsos. Mulder e Scully são investigados e tem relatórios para fazer sobre o crime, e vemos como se torna discrepante as versões de cada um deles, sendo simplesmente hilário a forma que cada um se enxerga e enxerga ao outro. Participação do Luke Wilson, que rende uma das melhores piadas da série, você reparou ou não reparou nos dentes salientes dele? Pra mim uma das mais bem sucedidas releituras sobre vampiros.

Importância para o filme: Honestamente, esse episódio é totalmente discrepante do resto da trama e nada peculiar, não sei qual será sua relevância para o filme, só consigo pensar na trama dos vampiros, trama central do episódio, mas vendo o trailer isso não faz muito sentido

 

Milagro (Milagro) – 06×18

Data de Exibição: 18/04/1999 (Estados Unidos); / / (Brasil)

Sinopse: Escritor que é vizinho de Mulder começa a nutrir uma paixão platonica por Scully, e usa-a como personagem de uma das suas histórias, porém ele acaba se tornando o principal suspeito de um caso de assassinato que os agentes estão investigando

Minhas impressões: Pra fechar a trinca dos meus epísódios prediletos (Bad Blood, Milagro e Clyde Bruckman’s Final Repose) só faltava Milagro, e eis que ele também é importante para o filme! Nesse episódio vemos que até o escritor vizinho de Mulder tem poderes paranormais, ele consegue “adivinhar” o que as pessoas vão fazer, ou ele guia as pessoas conforme escreve, assim ele ainda cria um vilão em seu livro, que acaba se tornando real e mata as pessoas arrancando os seus corações por cirurgia mediúnica, sem nenhuma incisão. Hoje revendo a história do escritor me lembrou o filme Mais Estranho Que a Ficção, e realmente não tem como precisar se ele é apenas um ótimo leitor de perfis que “advinha” o que vai acontecer ou se ele consegue fazer acontecer o que escreve. Fato é que o episódio guarda semelhanças com a temática do Clyde Bruckman’s, quanto ao destino e livre arbítrio, principalmente quando Clyde diz pra Mulder que ele só lê o futuro porque ele já está escrito, e que mesmo que tentemos alterá-lo no fim ele se realiza, e eis que na cena final Mulder recorda do relato de Clyde sobre como ele seria atacado pelas costas, após pisar na torta de banana, e se vira para enfrentar o inimigo de frente, mas eis que ele acaba do mesmo jeito vindo por trás.  Destaque pro assassino, cirurgião mediúnico oriundo de São Paulo, Brasil.

Importância para o filme: Acredito que tenha alguma conexão entre os poderes psíquicos, tal qual Clyde e Boggs. Também deve ter alguma conexão entre a temática do destino, pertinente ao episódio do Clyde que acaba sendo recorrente aqui. Outra hipótese é o eterno flerte entre Mulder e Scully que acontece em diversos dos episódios indicados e Milagro também.

 

            O saldo é que não sei muito o que esperar do filme, não consegui criar muitas teorias além do que foi mostrado no trailer e do que eu escrevi, o que pode ser facilmente deduzido por quem ver o episódio, porém se o filme seguir a linha e tiver a mesmo qualidade dos episódios, será fantástico. Percebe-se que são muitos episódios que tem muito humor na sua premissa, algo que não era incomum na série, mas nesses episódios o humor às vezes chega a ser tão importante quanto a investigação (como no Post-Modern Prometheus).

            Por fim gostaria de dizer que espero muito o filme, estou muito ansioso, porém não sei se o filme conseguirá levar ao cinema quem não é fã da série, e levando em conta que muitos que assistiram ao último capítulo se desapontaram, talvez isso afaste alguns fãs. Assim não sei se o filme vai bem de bilheteria (espero que sim, Sex and The City que eu detesto foi muito bem). E também não sei se o filme será bom, pode ser o famoso filme caça-níquel. Todavia eu confio no Chris Carter, acho que será um bom filme, pelo menos no nível do primeiro, talvez eu me engane, mas como já diria o pôster do Mulder, que da nome ao filme, Eu Quero Acreditar.

 (fonte: www.teleseries.com.br)

ps: No momento saindo pra ir para o cinema, depois eu digo o que achei do filme!

4 Respostas to “Arquivo X – Eu Quero Acreditar”

  1. Lucas_Gandalf Says:

    algumas dicas pra quem chegar aqui procurando as perguntas do cinemark
    1-
    Krycek apareceu no ultimo episódio da série A Verdade
    Scully entrou pra série em 1992
    Bryers tem seu nome em homenagem ao JFK (John)
    o apt do Mulder é 42
    o nome dos Pistoleiros é John Fitzgerald Byers, Richard Langly e Melvin Frohike
    tem outras mto fáceis…o canceroso apareceu pela primeira vez no piloto
    e etc…bom qq uma q não tenham achado postem ai com as opções q eu respondo…
    (tem um q SE não me engano a resposta é Requiem…(e tem duas respostas com essa opção…mas uma é a do Krycek q eu já respondi)
    o do crossover com Millenium o nome é Millenium mesmo😉
    enfim acertei todas lá (na verdade errei duas…achei q o apt era 43 e q a Scully tinha entrado em 1993…mas já achei o erro) fora isso acertei todas

  2. Lucas_Gandalf Says:

    e meu sobre o filme…cara não é o filme, mas é legal pra caramba
    mto legal ver o relacionamento de Mulder e Scully…ver eles se abalando pelo Mulder voltar a ativa…o Mulder todo barbudo como um hermitão…
    a aparição do Skinner…
    a decisão da Scully de seguir em frente e tratar a criança…
    enfim o filme vale uma ida ao cinema
    é divertido
    mas não vai mudar sua vida

  3. Você escreveu APENAS 7 linhas? O_O
    Tava doente né?
    Por quê na NFY vc escreveu um puta testamento? /)

    Bessos moliados, Perecilhia =*

  4. Ahhh 7 linhas é só o comentário acima U___U
    Nossa, Gandalf… vai ser prolixo assim lá longe!

Deixe uma resposta

